SinproSP
Eventos SinproSP

Cultura Africana e Afro-Brasileira

* A inscrição é necessária para envio do certificado.

Modalidade:

A primeira aula do curso será realizada em modalidade online e síncrona, com as demais disponíveis 2 dias depois, em EAD (Ensino à Distância), acesso pessoal e intransferível, até 31 de dezembro de 2025.

Valores:

  • Sindicalizado(a) - gratuito
  • Contribuintes, sócios em outros sindicatos e alunos de cursos de licenciatura e pedagogia: R$ 50,00
  • Aqueles que não se enquadram nas situações acima: R$ 150,00

Docente:

Ivan Poli, professor da Disciplina de Africanidades e Etnicidades na pós-graduação ETNOCULT (Cultura, Educação e Relações Raciais) na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; Professor e Coordenador do Curso de Filosofia Africana Decolonial na Faculté des Sciences de l´Océan Indien de Saint Denis de Reunion (França); e único autor brasileiro do Renascimento Africano reconhecido por autoridades acadêmicas, tradicionais, da realeza e políticas de países africanos; ex-Presidente do Parlamento da 6ª Região (Diáspora) da União Africana para a América Latina (2020-2023) e Conselheiro da 6ª Região Econômica da União Africana e dos Reinos Africanos (ECO6); Membro de 4 casas reais africanas e autor de mais de 70 livros em diversos idiomas. Tem experiências e vivências em mais de 22 países em 5 continentes nos últimos 30 anos, que também são parte dos temas de suas obras.

Objetivos:

Possibilitar aos professores que tenham elementos de base suficientes para introduzir temáticas relacionadas às questões étnico raciais em sala de aula, de acordo com as premissas das leis federais 10639/03 e 11645/08, complementando sua formação e orientando os objetivos atuais como, por exemplo, as avaliações nacionais que normalmente exigem dos alunos este conteúdo.

Metodologia:

Aulas expositivas, contudo orientando os professores para que possam introduzir os assuntos aos alunos utilizando a metodologia psicopedagógica dos Espaços de Criação, do professor Jean Biarnès (Psicopedagogia da Diversidade).

Conteúdo:

0. AULA DE APRESENTAÇÃO GERAL DOS TEMAS

I. CULTURA E TEORIA SOCIAL

  1. Violência Simbólica, Reprodução e Hegemonia Cultural;
  2. Conceitos de Raça, Racismo, Etnocentrismo, Preconceito e Discriminação Racial;
  3. Hierarquias Sociais e Culturais;
  4. Capital Social e Capital Cultural;
  5. Cultura e Construção de Identidades;
  6. As leis 10639/03 e 11645/08 (Culturas Africana, Afro-Brasileira e Indígena na Educação).

II. AFRICANOS NO BRASIL

  1. Origens e Contribuições;
  2. Diáspora Negra no Brasil;
  3. Quilombos: História, organização e Cultura;
  4. A Cultura Pós-Abolição.

III. RESISTÊNCIA POLÍTICO-CULTURAL NEGRA NO BRASIL

  1. A Revolta dos Malês;
  2. Expressões de Resistência Cultural da Juventude Negra;
  3. Frente Negra Brasileira e entidades contemporâneas do Movimento Negro na Sociedade Civil;
  4. Teatro Experimental do Negro;
  5. O Corpo como expressão de arte e resistência, a capoeira, o Jongo, o Maculelê e as principais expressões de arte negras;
  6. Africanidade, Religiosidade Tradicional e Valores Civilizatórios de Matrizes Africanas como Expressão de Resistência Cultural e Afirmação Identitária.

IV. CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO

  1. Formação de Professores, contribuições, tensões e perspectivas;
  2. Do Herói Grego e o Pai Romano à Heroína e Heróis negros na Educação;
  3. Inserção de Valores Civilizatórios Tradicionais e Mitologias Africanas na Educação e Seus Impactos Econômicos no Desenvolvimento do país.

O link de acesso será enviado no dia do evento aos inscritos, por meio do e-mail cadastrado na inscrição. Não esqueça de verificar a caixa de lixo eletrônico/spam.

Qualquer dúvida e/ou problema, entre em contato no e-mail: escoladeprofessores@sinprosp.org.br

Data do evento: 20 de março de 2025, às 19h
Local: Evento On-line
Número de vagas: 100
Preencha os dados abaixo para realizar sua inscrição

Aviso de Privacidade

Para garantir a máxima qualidade na defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais dos(as) professores(as) do município de São Paulo em questões políticas, judiciais e/ou administrativas, é necessário coletar algumas informações sobre você. Essas referências são essenciais para podermos prestar nossos serviços de forma eficaz.

Para assegurar a confiabilidade de suas informações, o SinproSP segue rigorosamente todas as ações necessárias para garantir a proteção de seus dados, conforme estipulado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nosso compromisso é garantir o cumprimento legal do artigo 8º III da Constituição Federal de 1988 (Defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria), aliado ao artigo 7º, da lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD).

Portanto, ao utilizar nossa plataforma, você autoriza o fornecimento de seus dados pessoais e concorda com a utilização do uso de cookies, conforme expresso em nossa Política de Privacidade e Política de Cookies, permitindo que o SinproSP continue atuando na defesa dos direitos e interesses da categoria.